Responsabilidade Ambiental

Voltar
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental

Diariamente, demonstramos a nossa preocupação com os colaboradores, comunidade, clientes e meio ambiente, e expressamos isso por meio das diversas atitudes e ações que desenvolvemos:

• Retiramos dos grandes centros a nossa principal matéria-prima, desenvolvendo produtos 100% reciclados e recicláveis;
• Geramos parte da energia que consumimos em nossos processos, por meio de uma usina hidrelétrica;
• Implantamos projetos de Desenvolvimento, Valorização Pessoal e Profissional, Qualidade de Vida e Ações Socioambientais;
• Atuamos na comunidade por meio de projetos que promovem o desenvolvimento social e ambiental;
• Somos Carbono Zero, através da compensação todo carbono emitido em nossos processos.

Recicladora por Natureza

Responsabilidade Ambiental

100% da matéria-prima utilizada é constituída por aparas, adquiridas da coleta seletiva nos grandes centros do país. O modelo de produção adotado desconstrói a ideia de resíduo e contribui com a natureza, transformando constantemente resíduos em novos produtos de qualidade.

Somos uma empresa recicladora por natureza:
• 100% matéria-prima de aparas;
• Aquisição por coleta seletiva realizada nos grandes centros do país;
• Transformação de resíduos de descarte em novos produto

Carbono zero

Responsabilidade Ambiental

Através das áreas exclusivas para reflorestamento e do plantio de árvores, a Sopasta compensa todo o carbono emitido em suas atividades. A prática voluntária neutraliza o CO² e contribui para a estabilização da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera. Assim, a Sopasta é Carbono Zero por natureza.

Com mais de 7 milhões de m² de área exclusiva para reflorestamento, essas terras reflorestadas fornecem parte da biomassa que vai gerar nas caldeiras o vapor necessário para o funcionamento de algumas máquinas e equipamentos da fábrica. Além de neutralizar o CO², contribui para a estabilização da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Usina

Energia limpa e renovável. A Sopasta possui uma usina hidrelétrica própria que fornece parte do consumo da sua área industrial. Além de reduzir custos operacionais, é um dos diferenciais dos processos industriais sustentáveis.

Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

Para reduzir o impacto ambiental, a empresa possui uma Estação de Tratamento de Efluentes com a finalidade de receber esses resíduos industriais e tratá-los, para que possam ser devolvidos a natureza.

Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

Na busca da correta destinação de seus resíduos, a empresa desenvolveu o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é minimizar a produção de seus resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos recursos naturais e do meio ambiente. Este programa promove a educação ambiental e mudança de hábitos dos colaboradores, através de palestras e materiais informativos sobre gestão de resíduos (separação adequada, coleta seletiva, redução de consumo, reutilização e reciclagem de resíduos).

Coleta Seletiva

A Sopasta promove a separação correta dos materiais recicláveis que não serão misturados ao lixo comum orgânico ou rejeitos.

• Papel (Jornais, listas telefônicas, folhetos, cadernos, revistas, caixas de papelão, sacos de papel, embalagens e etc.)
• Metal (Latinhas de refrigerante, enlatados, arames, pregos, parafusos, fios, objetos de cobre, alumínio, chumbo, bronze, ferro e etc.)
• Plástico (Garrafas e embalagens plásticas, tubos, canos, potes, balões, bacias, brinquedos, sacos, sacolas, etc.
• Vidro (Garrafas em geral, potes, jarros, vidros de conserva, de produtos de limpeza, garrafões, utensílios domésticos, etc)

Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental

Mata Ciliar

Desde 2009, o projeto Mata Ciliar já recuperou e preservou mais de 10.000m² da mataciliar de rios da bacia do Rio do Peixe. Isso tudo por meio da conscientização de crianças, alunos das escolas da cidade e filhos dos colaboradores da empresa, levando a preocupação constante com a preservação do meio ambiente.